Formação: cursos de Informatica

Office Total

Objetivos de Office Total Objetivos de Office Total:

Este curso tem como objetivo geral dotar os formandos com conhecimentos na área de informática e utilizar as funcionalidades básicas do Office no Microsoft Word, Excel, Acess, Powerpoint e Outlook.

Destinatários de Office Total Destinatários de Office Total:

Este curso destina-se a todos os interessados em iniciar-se na utilização de computadores na sua atividade profissional ou pessoal.

Requisitos de Office Total Requisitos de Office Total:

Idade igual ou superior a 18 anos.

Métodos de Office Total Métodos de Office Total:

Será utilizada uma metodologia expositiva, intercalando com metodologias ativas e demonstrativas, com troca de experiências, brainstorming, e outros exercícios práticos e discussões em grupo.

Conteúdos de Office Total Conteúdos de Office Total:

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CARGA HORÁRIA

1º MÓDULO – MS – WORD

 

Conceitos Básicos: Contato com o conceito Processador de Texto; Apresentação e configuração da interface do Word; Escrita e seleção de texto; Remover e substituir texto; Gravar e abrir ficheiros; Regras gerais de edição de documentos; Barras de ferramentas; Modos de visualização e edição de documentos; Desfazer e Repetir;

Formatação: Tipos de letras; Efeitos e cores; Alinhamento do texto; Limites e sombreado; Cópia de formatações; Parágrafos; Listas com marcas; Tabulações; Marcas e Referências internas ao documento; Margens; Cabeçalho e Rodapé; Secções e quebras de página;

Ferramentas: Correção ortográfica e gramatical; Sinónimos; Idioma; Texto Automático; Notas de Rodapé;

Estrutura: Inserção de Objetos; Inserção de imagens; Formatação de imagens; Formatação de texto com imagens; Inserção e formatação de tabelas; Índices; Numeração de página;

Impressão: Configuração da impressão; Pré-Visualização; Impressão.

14h

2º MÓDULO – MS – EXCEL

Conceitos Básicos: Contato com o conceito Folha de Cálculo; Apresentação e configuração da interface do Excel; Estrutura da folha de cálculo – livro, folha e célula; Conceito de endereço; Manipulação de ficheiros; Conceito de tipos de conteúdos das células;

Manipulação de dados: Manipulação simples de dados e células; Manipulação de folhas; Formatação do nome das folhas e da cor; Esconder e mostrar linhas e colunas; Esconder e mostrar folhas; Navegação entre folhas e livros; Atalhos;

Formatação: Tipo de conteúdo da célula; Alinhamento do texto; Tipos de letra e estilos; Limites; Preenchimento; proteção; Formatações automáticas;

Fórmulas e Funções: Conceito de fórmula; Construção de fórmulas; Conceito de função; Funções embebidas do Excel; Conceito de referência; Utilização de referências; Fórmulas com células entre folhas;

Construção de gráficos: Criação de gráficos na folha dos dados ou numa nova folha; Tipos de gráficos; Formatação de gráficos; Impressão; Configuração da área de impressão; Configuração da impressão.

16h

3º MÓDULO – MS – PowerPoint

Conceitos Básicos: Apresentação do Powerpoint; Como estruturar uma apresentação; Gestão e organização do plano da sessão de apresentação; Tamanhos e tipos de letra adequados; Tipos de objetos adequados;

Criação de Apresentação: Estrutura de uma apresentação; Criação de uma apresentação a partir de um modelo pré-definido; Criação de uma apresentação manualmente; Introdução e formatação de texto; Vistas dos slides; Ordenação de slides;

Adicionar objetos: Imagens; Sons; Filmes; Objetos do clipart; Criação de diagramas; Criação de organogramas; Gráficos; Tabelas;

Efeitos e Animações: Efeitos nas transições de slides; Animações de objetos; Apresentação de objetos em sequência; Temporização; Notas; Modelos; Criação de modelos; Utilização de modelos; “Slide Master”;

Exportação: Exportação para Web; Criação de ficheiro em formato “Powerpoint Show”;

Impressão: Configuração da impressão; Pré-visualizar; Impressão.

12h

4º MÓDULO – MS – ACESS

Conceitos Básicos: Conceito de base de dados; Vantagens da utilização de uma base de dados; Organização dos dados e base de dados relacional; Ambiente do Access; Objetos de base de dados Access;

Tabelas: Estrutura das tabelas; Criação de tabelas via introdução de dados; Criação de tabelas via desenho; Tipos de dados; Modelo relacional; Chave Primária; Chave Estrangeira; Índices; Alteração da Estrutura das tabelas; Introdução de dados; Manutenção da coerência de dados com caixas de combinação; Introdução e importação de dados;

Consultas: Conceito de consulta; Criação de consultas via assistente; Criação de consultas via desenho; Tipos de consultas (seleção, ação, com parâmetros e referência cruzada); Condições de seleção de dados; Ordenação de dados; Consultas de dados agregados por totais; Consulta com tabelas relacionadas;

Formulários: Conceito de formulário; Tipos de formulários; Criação de formulários; Alteração de formulários; Formatação de formulários; Formulários e consultas; Introdução de dados via formulários;

Relatórios: Conceito de relatório; Tipos de relatórios; Criação de relatórios; Alteração de relatórios; Relatórios com dados agrupados; Pré-Visualização; Impressão;

Comandos Especiais: Pesquisa e filtragem de dados; Exportação de dados para EXCEL; Exportação de dados para WORD; Exportação de dados para ficheiros de texto; Exportação de dados para HTML; Exportação de dados para outros formatos;

Utilitários: Compactar a base de dados; Proteger com palavra passe.

16h

5º MÓDULO – MS – OUTLOOK

Principais Ferramentas do Outlook: Inbox, calendar, contacts, tasks e notes; Ferramenta inbox, gráficos, ficheiros binários e faxes. Elaboração e envio de mensagens: destinatário, assunto, prioridade e texto. Remoção de mensagens. Criação de folders para arquivo de mensagens; Marcação de acontecimentos. Aviso de conflitos. Gestão de contactos pessoais e profissionais. Registo de intercâmbios realizados com um determinado contato. Criação de contatos; Marcação de tarefas “a fazer”. Incorporação da task list no calendário para obter a consolidação de ocupação diária; Edição de apontamentos. Pesquisa. Codificação das notas por cores.

8h

CARGA HORÁRIA TOTAL:

66H

 

Carga total de Office Total Carga Total de Office Total:

66 horas

Observações de Office Total Observações de Office Total:

A frequência com aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de Formação Profissional.

Valor do investimento em Office Total Valor do investimento em Office Total:

PVP: 594€ | Modalidades de Pagamento: 535€ pronto pagamento com 10% de desconto ou 5 parcelas mensais de 112,8€ €
Código de Área de Educação/Formação: 482

Formulário de Pré-inscrição



valor do curso: PVP: 594€ | Modalidades de Pagamento: 535€ pronto pagamento com 10% de desconto ou 5 parcelas mensais de 112,8€ €


cartaz Office Total (clique na imagem para ampliar)


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